CRE extingue uso de impressos em suas reuniões
A partir da próxima reunião, já nesta quinta-feira (23), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) não vai mais distribuir pautas e avulsos impressos. O presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), decidiu nesta terça-feira (21) editar um ato normativo da comissão, extinguindo o uso do papel nos trabalhos do colegiado. Agora os senadores usarão tablets e celulares para acessar os documentos necessários para acompanhamento das discussões e votações.
A medida foi tomada a partir de sugestão do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que havia feito pedido semelhante na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) pela manhã. Para o senador, os impressos são um gasto desnecessário, uma vez que toda a pauta e proposições estão disponíveis online, não apenas para os senadores, mas para qualquer cidadão que quiser acessá-la pela internet.
- Acato com entusiasmo sua proposta. Vamos adotar postura e atitude de tolerância zero com consumo de papel. Com isso estaremos contribuindo para o desenvolvimento sustentável – argumentou Ferraço.
Ex-primeiro secretário da Mesa, Cícero Lucena (PSDB-PB) alertou para o número de folhas que são impressas por dia na Casa. Na CMA, a pauta de votação com avulsos somava cerca de 500 páginas. Na CRE, o total foi de 436 páginas. Como são necessárias pelo menos 20 cópias disponíveis para os senadores, uma média de 10 mil impressões são feitas somente para uma reunião de comissão.
- Se o senador precisar, pode imprimir uma ou outra coisa em seu gabinete ou na assessoria. [Apenas] partes específicas que lhe interessem e não o desperdício que hoje esta ocorrendo. É só uma questão de hábito – ponderou Lucena.
A CMA também deve adotar apenas o meio eletrônico para acompanhamento da pauta, a partir da próxima reunião. Os senadores decidiram se antecipar a uma futura resolução da Mesa do Senado sobre a questão.
21/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores da CI aprovam alterações em ritos de suas reuniões
Livro reúne experiências com quadrinhos impressos e na web
Congresso vai economizar 22 toneladas de papel neste ano com o fim de diários impressos
Livros distribuídos pelo MEC poderão ser impressos em papel reciclado
Biblioteca Nacional comemora Dia da Imprensa com exposição de impressos da Geração Mimeógrafo
Livros distribuídos pelo governo poderão ser impressos em papel reciclado