Apresentado voto de pesar pela morte de Sérgio Vieira de Mello
Em nome do PSDB, o senador Eduardo Siqueira Campos (TO) apresentou requerimento pela inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento do embaixador Sérgio Vieira de Mello, em conseqüência de atentado terrorista à sede das Nações Unidas na capital do Iraque, Bagdá, ocorrido nesta terça-feira (19). Segundo as tradições da Casa serão enviadas condolências à família e ao Itamaraty.
Ao encaminhar o requerimento, o senador lamentou o atentado, que ele considerou covarde e injusto em relação ao papel da ONU, que sempre se posicionou contra a invasão do Iraque, favorecendo uma solução negociada que pudesse proteger a população e evitar mais mortes.
Eduardo disse que o mundo está vivendo um momento difícil para a diplomacia e ressaltou a profunda preocupação de países como o Brasil, que lutam pela liberdade e fraternidade entre os povos, estão sentindo diante de atos tão violentos como esse atentado em Bagdá.
Ele louvou a biografia e o bom trabalho que Vieira de Mello levou adiante durante a luta pela independência do Timor Leste e, posteriormente, como Alto Comissário das Nações Unidas para refugiados. O diplomata brasileiro, de 55 anos, havia sido escolhido pessoalmente pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para chefiar a representação da ONU, nos trabalhos de reconstrução do Iraque.
19/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado voto de pesar pela morte de Gouveia Vieira
Senado encaminha voto de pesar pela morte de Castro Vieira
CRE lembra os dez anos da morte de Sérgio Vieira de Mello
Senadores registram voto de pesar pela morte do deputado Sérgio Carvalho
Suplicy faz apelo pela indicação de Sérgio Vieira de Mello para o Nobel da Paz
Nota de pesar do PSDB pela morte de Sérgio Guerra