CRE ouve o embaixador Maurício Bustani



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) ouve nesta terça-feira (30), a partir das 17h, o ex-diretor-geral da Organização para Proscrição de Armas Químicas (Opaq), embaixador José Maurício Bustani. Ele vai falar sobre as pressões dos Estados Unidos que resultaram no seu afastamento do cargo no último dia 22 de abril. O requerimento para a convocação de Bustani é de autoria do senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ).

O diplomata brasileiro foi eleito diretor-geral da Organização para Proscrição de Armas Químicas em 1997 e reeleito em 2000, por aclamação. Durante os três anos de sua gestão, Bustani realizou cerca de 1.100 inspeções em mais de 50 países, inclusive no Brasil, destinadas a evitar a proliferação de armas químicas. Ele também foi o responsável pela diminuição em 15% da quantidade de armas químicas espalhadas pelo mundo.

Logo após a audiência pública, a CRE deve votar parecer favorável de Saturnino a projeto de decreto legislativo, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que anula a concessão da Ordem do Cruzeiro do Sul concedida em 1999 pelo governo brasileiro ao ex-presidente do Peru Alberto Fujimori. Se aprovada, a matéria segue para análise do Plenário.

Na justificativa do projeto, Roberto Requião afirma que "constitui uma afronta ao povo brasileiro a manutenção da honraria, concedida a um líder político que, no exercício do poder em seu país, violou as mais elementares garantias democráticas e os mais fundamentais direitos humanos, fraudou a sua reeleição, tendo, finalmente, deixado o governo sob graves acusações de corrupção".



29/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova indicação de José Maurício Bustani para embaixada na França

CRE aprova indicação de José Maurício Bustani para Embaixada do Brasil na França

Fátima Cleide registra vitória de José Maurício Bustani por danos morais em tribunal da OIT

Embaixador Bustani é recebido por Sarney

Suplicy reitera apoio a embaixador Bustani

CRE ouve Bustani e vota anulação de homenagem a Fujimori