Fátima Cleide registra vitória de José Maurício Bustani por danos morais em tribunal da OIT
A ação por danos morais e materiais foi movida pelo diplomata em razão do seu afastamento da Organização para Prescrição de Armas Químicas (Opaq), da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002. O tribunal da OIT determinou em julho deste ano o cumprimento de sentença exarada em 2003, que obriga a Opaq ao pagamento de indenização ao embaixador no valor de R$ 1,5 milhão.
Segundo a senadora, Bustani foi demitido do cargo de embaixador da Opaq porque à época representava um empecilho às pretensões dos Estados Unidos de invadir o Iraque. Ela lembrou que houve pressão do presidente George W. Bush contra o embaixador brasileiro, que travava entendimentos, bastante adiantados, com o governo de Saddam Hussein para que o Iraque fosse inspecionado por organismos internacionais e, assim, evitasse uma guerra contra os norte-americanos.
- O governo Bush nunca comprovou a existência de armas químicas e outras de destruição em massa no território iraquiano. Mesmo assim, empreendeu uma guerra inqualificável, matando milhares de inocentes - enfatizou a senadora.
Fátima Cleide informou que o dinheiro ganho por Bustani na ação internacional será doado ao programa de cooperação da Opaq para países em desenvolvimento, segundo determinação do embaixador.
26/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova indicação de José Maurício Bustani para embaixada na França
CRE aprova indicação de José Maurício Bustani para Embaixada do Brasil na França
Fátima Cleide registra 2º Encontro dos Povos da Floresta
CRE ouve o embaixador Maurício Bustani
Fátima Cleide registra evento sobre o Brasil em Londres
Fátima Cleide registra posse do Conselho dos Direitos da Mulher