Suplicy reitera apoio a embaixador Bustani
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) reiterou nesta quinta-feira (18) o apoio de vários parlamentares à permanência do embaixador brasileiro José Maurício Bustani na direção geral da Organização para a Proscrição de Armas Químicas (Opaq), citando, além do seu próprio nome, os dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Roberto Saturnino (sem partido-RJ).
Suplicy disse que conversou nesta quarta (17) com o ministro Celso Lafer, das Relações Exteriores, sobre o caso do embaixador brasileiro, ouvindo do ministro que Bustani não está à frente daquela instituição em nome do governo brasileiro e que, por isso, é melhor que ele mesmo faça a sua própria defesa.
Após conversar com o ministro Lafer, Suplicy disse que entrou em contato com o embaixador Bustani, que se queixou da pressão do governo norte-americano para afastá-lo da Opaq, por ele não atender aos interesses daquele governo.
O embaixador explicou a Suplicy que já está alinhavando as linhas básicas da defesa que fará nos próximos dias 21, 22 e 23 em reunião da Opaq. Para o senador, Bustani tem feito uma administração séria e competente à frente daquela instituição.
18/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy reivindica apoio explícito da diplomacia a Bustani
CRE ouve o embaixador Maurício Bustani
Embaixador Bustani é recebido por Sarney
Embaixador da Itália reitera importância de acordo com SP na área de energia
Tebet reitera apoio a candidatura de Simon
Maguito Vilela reitera apoio a Lula