CRE pedirá informações sobre constrangimento a Vargas Llosa



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) decidiu nesta quinta-feira (28) solicitar informações ao Itamaraty a respeito do constrangimento sofrido pelo escritor peruano Mario Vargas Llosa ao chegar ao aeroporto de Caracas, um dia antes, para participar de um encontro de intelectuais. Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Vargas Llosa foi retido por mais de uma hora por funcionários de migração do aeroporto internacional de Caracas, que o teriam advertido para não falar em política durante a sua permanência na Venezuela.

- Não proponho um protesto, mas um pedido de explicações. Vargas Llosa é um ícone da literatura, um liberal, mas um democrata - disse Cristovam, ressalvando que o episódio não mudou a sua posição favorável ao ingresso da Venezuela no Mercosul.

A comissão também aprovou requerimento do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), para a realização de uma audiência conjunta com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), a respeito da construção de um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia. Entre os convidados estará o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Cinco requerimentos de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) foram aprovados pela comissão. Entre os seus objetivos estão os de realizar uma audiência pública sobre a atuação das universidades federais na Amazônia; a criação de novos batalhões do Exército na região; a obtenção de informações sobre o plano do governo de conceder benefícios a funcionários que trabalhem em áreas de difícil acesso na Amazônia; e a proposta e criação de um Fundo de Desenvolvimento dos Municípios de Fronteira.

Dois outros requerimentos foram ainda aprovados. O primeiro, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pede a inclusão do embaixador brasileiro em Caracas, Antonio José Ferreira Simões, entre os convidados para a terceira audiência pública sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul. O segundo, apresentado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), pede a realização de audiência com a presença do ministro Miguel Jorge, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para discutir as dificuldades do país diante da crise financeira internacional.



28/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel homenageia Vargas Llosa

Escritor peruano Vargas Llosa recebe voto de aplauso da CRE

CRE pedirá informações sobre veto dos EUA a produtos nacionais

CMA pedirá informações sobre aumento abusivo de combustíveis

Comissão de Direitos Humanos pedirá informações sobre condições dos presídios no Maranhão

Suplicy diz a Heráclito e Mão Santa que pedirá informações ao governo do Piauí sobre denúncias dos senadores