CRE pedirá informações sobre veto dos EUA a produtos nacionais



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) solicitará ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informações sobre duas notícias veiculadas no dia 12 deste mês pelos jornais Correio Braziliense e Gazeta Mercantil, respectivamente, sobre o veto dos Estados Unidos à venda de aviões Super Tucano - produzidos pela Embraer - à Força Aérea Colombiana, e à venda de frango brasileiro ao Canadá. O requerimento, de autoria da própria comissão, será apresentado para conhecimento do colegiado na reunião desta quinta-feira (29), marcada para as 10h.

Na mesma reunião, serão analisados dois requerimentos do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) para que sejam convidados para debate na CRE os ministros da Defesa, José Viegas Filho; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, e das Relações Exteriores, Celso Amorim. Os dois primeiros devem participar de discussão sobre o reaparelhamento das Forças Armadas Brasileiras. Celso Amorim, por sua vez, deve debater com os senadores as perspectivas do país em relação à Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

A comissão apreciará, ainda, requerimento da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), para que o Senado apresente voto de protesto junto ao governo norte-americano pela intervenção continuada no Iraque, contrariando tratados internacionais. A matéria recebeu parecer favorável do senador João Ribeiro (PFL-TO).

Na pauta da CRE consta também a apreciação de projeto de lei do ex-senador Moreira Mendes que trata da permissão de concessão de visto a estrangeiro portador de documento emitido por governo não reconhecido pelo governo brasileiro. O relator, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), apresentou voto favorável na forma de substitutivo.

A CRE examinará ainda a indicação do diplomata Sérgio Eduardo Moreira para exercer, cumulativamente com o cargo de embaixador do Brasil em Israel, o posto de embaixador junto ao Chipre. O segundo aprecia a indicação do diplomata Carlos Alberto Ferreira Guimarães para exercer, cumulativamente com a Embaixada da Nigéria, o posto de embaixador junto à República do Benin.



27/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR pedirá informações a Mantega antes de votar projeto sobre isenção do IPI a produtos da Amazônia Ocidental

CRE pedirá informações sobre constrangimento a Vargas Llosa

CMA pedirá informações sobre aumento abusivo de combustíveis

Comissão de Direitos Humanos pedirá informações sobre condições dos presídios no Maranhão

Suplicy diz a Heráclito e Mão Santa que pedirá informações ao governo do Piauí sobre denúncias dos senadores

Arthur Virgílio pedirá informações sobre reuniões de Roberto Teixeira nos Ministérios da Defesa e do Trabalho