ALCÂNTARA QUER SOLUÇÃO PARA CONFLITO ENTRE LOJISTAS E CARTÕES



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) fez hoje (dia 12) um apelo ao ministro da Justiça e ao secretário de Direito Econômico para que empreendam ações rápidas que solucionem o conflito entre os lojistas e as administradoras de cartões de crédito, criado a partir de "práticas extorsivas" dessas administradoras. Segundo o senador, as empresas de cartões de créditos estão inflexíveis e só admitem negociar caso a caso, o que enfraqueceria os pequenos comerciantes.

Alcântara registrou que, na última quarta-feira (dia 10), delegações de lojistas de todo o país reuniram-se na Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça para levar seu inconformismo com o tratamento que estão recebendo das empresas de cartões de crédito:

- Essas empresas estariam trabalhando em cartel, impondo condições leoninas nos contratos com os lojistas e chegando a cobrar dos comerciantes taxas de 7% - assinalou.

Para Lúcio Alcântara, essas taxas são extorsivas, já que o país vive um período de deflação, e extremamente elevadas, se comparadas às cobradas nos Estados Unidos.

O senador leu as reivindicações apresentadas pelo Sindivarejista e demais entidades do setor, entre as quais a paralisação de qualquer negociação das taxas de administração dos cartões de crédito, a definição do patamar mínimo e máximo dos limites das taxas de administração e a redução do prazo de ressarcimento ao comerciante, de 32 dias para 15 dias, ficando em 30 dias o relativo ao consumidor.

Lúcio Alcântara afirmou que a cada dia o país está entrando mais numa economia baseada na competição e na livre iniciativa. Mas destacou a necessidade de o governo ser ágil e ter capacidade para arbitrar os conflitos, deixando que o consumidor seja privilegiado pela concorrência:

- Se entregarmos tudo ao mercado, estaremos entregando o consumidor às feras - sustentou.

12/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges prevê para breve a solução de conflito entre brasileiros e franceses da Guiana

Ana Amélia busca solução para conflito entre produtores rurais, quilombolas e indígenas no Sul do país

Ruben Figueiró quer solução para conflito de terras

Jucá quer urgência para solução de conflito em Paracaima

SUPLICY QUER SOLUÇÃO PACÍFICA PARA CONFLITO NO IRAQUE

ONU reconhece falha na busca da solução do conflito entre palestinos e israelenses