CRE quer discutir com Álvaro Uribe sobre bases norte-americanas na Colômbia
Durante a reunião de hoje da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), foi aprovado requerimento do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que prevê a tentativa de se fazer um encontro, ainda nesta semana, com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, em visita oficial ao Brasil.
A conversa deverá recair sobre a preocupação manifestada por Simon sobre a decisão anunciada pelo governo dos Estados Unidos de instalar seis bases norte-americanas na Colômbia, para combate ao narcotráfico. Simon disse que aprecia as ações do presidente dos EUA, Barack Obama, mas condenou essa intenção, que pareceu a ele "apenas uma preocupação unilateral (dos EUA) para que a droga colombiana não entre nos EUA e não uma preocupação genuína em ajudar a Colômbia". O senador gaúcho defendeu outras formas de participação dos países que querem auxiliar no combate do tráfico de drogas, inclusive por parte das nações latino-americanas identificadas com os problemas da Colômbia.
Para o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), a política em relação a essas questões deve ser padronizada pelo Itamaraty para orientar a posição do Brasil em relação a outros episódios, como o anúncio de que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está fazendo acordos militares com a Rússia. Também os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Cristovam Buarque (PDT-DF) concordaram com os receios de Simon e também defenderam que ações que resultem em interferência em países latinos americanos tenham o exame e a participação de países da própria América Latina.
Já o presidente da CRE, Eduardo Azeredo (PSDB), afirmou que, em conversa mantida ontem com a subsecretária de Defesa norte-americana, Michele Flournoy, também em visita ao Brasil, foi informado de que o que ocorre é apenas um incremento de bases já existentes e que a medida é coerente com acordo bilateral entre EUA e Colômbia, em curso há mais de dez anos.
Mais informações a seguir
06/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Nery defende moção de repúdio à instalação de bases norte-americanas na Colômbia
Inácio Arruda critica acordo da Colômbia com Estados Unidos sobre bases militares
Álvaro Uribe visita o Senado
Collor manifesta preocupação com cessão aos americanos de bases militares na Colômbia
Alvaro Uribe visita Senado e destaca crescimento das relações bilaterais
Jornalistas norte-americanas participam de encontros com chefes de cozinha brasileiros