José Nery defende moção de repúdio à instalação de bases norte-americanas na Colômbia



O senador José Nery (PSOL-PA) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (26), que apresentará requerimento à Mesa solicitando que o Senado vote uma manifestação de repúdio à instalação de bases norte-americanas em território colombiano.

- O Brasil deve liderar, como de certa maneira já vem fazendo, um movimento diplomático em toda a América Latina pelo restabelecimento do equilíbrio militar na região, com afastamento das tropas e assessores militares norte-americanos do território colombiano como uma das principais medidas para uma justa e duradoura paz entre o povo colombiano - disse.

José Nery sustentou ainda a necessidade de convocação urgente do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e outras autoridades da área para discutir o problema.

Na avaliação de José Nery, o único caminho para a superação da guerra civil na Colômbia é a negociação entre as partes envolvidas no conflito. Para ele, o governo colombiano e a guerrilha devem retomar as negociações de paz em território neutro, e, se possível, com a mediação de organismos da Organização das Nações Unidas (ONU) e de entidades humanitárias que ficariam responsáveis pela verificação do cessar fogo.

Em aparte, João Pedro (PT-AM) manifestou seu apoio ao pronunciamento de José Nery.



26/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE quer discutir com Álvaro Uribe sobre bases norte-americanas na Colômbia

Crivella celebra 61 anos da criação de Israel e defende moção de repúdio contra presidente do Irã

José Nery divulga carta da CNBB Norte

CRE ACOLHE MOÇÃO DE REPÚDIO A TESTES NUCLEARES NA ÍNDIA

Comissão aprova moção de repúdio contra presidente da Funai

Comissão revoga Moção de Repúdio à China e aos Estados Unidos