CRE realiza reunião extraordinária para discutir relações entre Brasil e Espanha



A Comissão de Relações Exteriores (CRE) realizou nesta quinta-feira (22) reunião extraordinária para discutir as relações entre Brasil e Espanha com uma comissão de parlamentares espanhóis que visitaram o país. Na ocasião, senadores e deputados brasileiros abordaram temas que irão compor uma agenda comum para grupos de trabalho entre os dois parlamentos. Deputados brasileiros pediram que seja montada uma agenda para esses grupos, de forma que os debates sejam mais organizados.

– O objetivo é estreitar as relações entre o Brasil e a Espanha. Temos muito o que aprender com o processo de integração da Europa, que tem a Espanha como um de seus membros. Gostaríamos ver um dia a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) encarada não apenas do ponto de vista do capital, das grandes empresas norte-americanas que querem vender seus bens e serviços sem barreiras, mas gostaríamos de ter, a exemplo da União Européia, a livre movimentação dos seres humanos – afirmou o presidente da CRE, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que veio a Brasília durante o recesso constitucional especialmente para receber seus colegas espanhóis.

A reunião foi presidida por Suplicy e contou com a presença, na Mesa, da deputada federal Maninha (PT-DF), vice-presidente da CRE da Câmara dos Deputados. Suplicy lembrou que a política externa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem sido "unanimemente elogiada no Brasil e no exterior" e que o presidente brasileiro tem grande interesse no acordo entre o Mercosul e a União Européia.

Os parlamentares espanhóis foram unânimes em elogiar a missão brasileira que pretende ajudar a reestabelecer a democracia no Haiti, país mais pobre das Américas, que vêm buscando preservar a democracia depois da queda do presidente Jean-Bertrand Aristides. A deputada Maninha também destacou a importância da iniciativa. O deputado Luis Mardones, porta-voz da coalizão partidária Canária, sugeriu que seja feito acordo bilateral permitindo que empresas de aviação brasileira e espanhola possam atuar nos dois países.

Os parlamentares espanhóis presentes à reunião foram os senadores Segundo Bru, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), e Luis Fraga, do Partido Popular (PP), e os deputados Rafael Estrella (PSOE), Roberto Soravilla (PP), Jordi Xucla (do partido Convergência e União), Joan Puigcercos (Esquerda Republicana da Catalunha), Joan Herrera (da coalizão Esquerdas e Ecologia) e Luis Mardones (da coalizão Canária).

22/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores

SIMON PROPÕE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CRE PARA DISCUTIR "PLANO COLÔMBIA"

Grupo Parlamentar Brasil-Espanha discute sistemas políticos e relações bilaterais

Finanças e Planejamento realiza reunião extraordinária hoje à tarde

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO REALIZA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NESTA TERÇA-FEIRA

Aneel realiza segunda reunião extraordinária de 2011 nesta sexta-feira (4)