CRE realiza reunião extraordinária para discutir relações entre Brasil e Espanha
– O objetivo é estreitar as relações entre o Brasil e a Espanha. Temos muito o que aprender com o processo de integração da Europa, que tem a Espanha como um de seus membros. Gostaríamos ver um dia a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) encarada não apenas do ponto de vista do capital, das grandes empresas norte-americanas que querem vender seus bens e serviços sem barreiras, mas gostaríamos de ter, a exemplo da União Européia, a livre movimentação dos seres humanos – afirmou o presidente da CRE, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que veio a Brasília durante o recesso constitucional especialmente para receber seus colegas espanhóis.
A reunião foi presidida por Suplicy e contou com a presença, na Mesa, da deputada federal Maninha (PT-DF), vice-presidente da CRE da Câmara dos Deputados. Suplicy lembrou que a política externa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem sido "unanimemente elogiada no Brasil e no exterior" e que o presidente brasileiro tem grande interesse no acordo entre o Mercosul e a União Européia.
Os parlamentares espanhóis foram unânimes em elogiar a missão brasileira que pretende ajudar a reestabelecer a democracia no Haiti, país mais pobre das Américas, que vêm buscando preservar a democracia depois da queda do presidente Jean-Bertrand Aristides. A deputada Maninha também destacou a importância da iniciativa. O deputado Luis Mardones, porta-voz da coalizão partidária Canária, sugeriu que seja feito acordo bilateral permitindo que empresas de aviação brasileira e espanhola possam atuar nos dois países.
Os parlamentares espanhóis presentes à reunião foram os senadores Segundo Bru, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), e Luis Fraga, do Partido Popular (PP), e os deputados Rafael Estrella (PSOE), Roberto Soravilla (PP), Jordi Xucla (do partido Convergência e União), Joan Puigcercos (Esquerda Republicana da Catalunha), Joan Herrera (da coalizão Esquerdas e Ecologia) e Luis Mardones (da coalizão Canária).22/07/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores
SIMON PROPÕE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CRE PARA DISCUTIR "PLANO COLÔMBIA"
Grupo Parlamentar Brasil-Espanha discute sistemas políticos e relações bilaterais
Finanças e Planejamento realiza reunião extraordinária hoje à tarde
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO REALIZA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NESTA TERÇA-FEIRA
Aneel realiza segunda reunião extraordinária de 2011 nesta sexta-feira (4)