CRE reprova invasão à Síria sem aval da ONU
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (5) requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que elogia a posição do governo brasileiro de não apoiar uma invasão à Síria sem o aval do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
No requerimento, assinado por outros senadores, Suplicy reitera que "a solução para a terrível tragédia da Síria está numa ampla, transparente e não discriminatória negociação multilateral".
Suplicy é contra o ataque à Síria, que vem sendo defendido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O senador, que presidiu a reunião da CRE nesta quinta-feira, afirma que, para convencer o governo de Bashar al-Assad a interromper o uso de armas químicas contra os rebeldes e a população civil de seu próprio país, tanto os EUA quanto outros países devem usar formas de pressão pacífica, opinião expressa em carta enviada que enviou a Barack Obama nesta semana.
Eduardo Suplicy ressalta que o sistema de segurança multilateral do Conselho de Segurança da ONU "é o único mecanismo que permite a realização de intervenções legítimas no território de países-membros da ONU [como é o caso da Síria]". Também argumenta que as intervenções militares unilaterais "tendem a agravar conflitos preexistentes e, o que é mais grave, a aumentar o número de vítimas".
A questão geopolítica também foi abordada pelo senador. Ele observou que a Síria é um país estratégico no Oriente Médio e que uma intervenção militar pode ter consequências imprevisiveis e muito negativas "para aquela sensível região do planeta".
Ao apoiar Suplicy, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) lembrou que uma recente pesquisa feita nos Estados Unidos apontou que 59% da população daquele país é contra o ataque à Síria. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que também é contra a intervenção militar, sugeriu que a CRE faça uma menção para desaprovar o uso de armas químicas pelo governo sírio. Cyro e Flexa assinaram o requerimento de Suplicy.
05/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fundo de Aval
Conferência irá debater em janeiro a crise na Síria
Refugiados da Síria receberão doação de US$ 120 mil do Brasil
Comissão debate crise na Síria e tensão no Irã
Sérgio Souza comenta crise na Síria
Brasil rechaça possibilidade de intervenção militar na Síria