CRE vota anulação de condecoração a Fujimori
A Ordem do Cruzeiro do Sul concedida em 1999 pelo governo brasileiro ao ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, poderá ser anulada. A decisão será tomada nesta terça-feira (23) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que analisará projeto de decreto legislativo de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), solicitando a anulação da outorga. Se aprovado pela CRE, o projeto segue para o Plenário.
Na justificação do projeto, Requião afirma que "a manutenção de tal honraria, concedida a um líder político que, no exercício do poder em seu país, violou as mais elementares garantias democráticas e os mais fundamentais direitos humanos, fraudou a sua reeleição, tendo finalmente deixado o governo sob graves acusações de corrupção, constitui uma afronta ao povo brasileiro". O relator da matéria, senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ), é favorável à proposta de Requião.
Na mesma reunião, a CRE analisa relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre auditoria feita nas embaixadas do Brasil em Helsinki, Kiev, Ancara e Atenas. Será examinada ainda a indicação do diplomata Roberto Pinto Ferreira Mameri Abdenur, embaixador junto à República da Áustria, para exercer o cargo, cumulativamente, junto às Repúblicas Eslovaca e da Croácia.
A indicação do diplomata Marco Antônio Diniz Brandão para exercer, cumulativamente com o cargo de embaixador junto ao Reino da Tailândia, o cargo de embaixador junto ao Reino do Camboja e à União de Mianmar (ex-Birmânia), também será votada pela CRE. A reunião da comissão está marcada para as 17h30.
22/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE ouve Bustani e vota anulação de homenagem a Fujimori
CRE cassa condecoração a Fujimori
Projeto de Roberto Requião anula condecoração de FHC a Fujimori
CRE poderá votar anulação da concessão da Ordem do Cruzeiro do Sul a Fujimori
CRE vota retirada de honraria a Fujimori
Projeto cancela concessão de medalha a Fujimori