CRE vota indicações de embaixadores



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analisa, em reunião marcada para quinta-feira (22), às 10h, três mensagens do Executivo com indicações de diplomatas para exercerem o cargo de embaixador do Brasil. Para a embaixada brasileira na Rússia e, cumulativamente, em Belarus, está indicado Carlos Antonio da Rocha Paranhos; para o Haiti, Igor Kipman; e, para o Timor-Leste, Edson Marinho Duarte Monteiro. Os relatores das mensagens são, respectivamente, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Fátima Cleide (PT-RO).

De acordo com a mensagem do Executivo ao Senado, o Brasil fornece à Rússia gêneros alimentícios como carnes, açúcar, café e soja. Em contrapartida, o governo brasileiro importa daquele país adubos e fertilizantes. Já a pauta de exportações brasileiras para Belarus concentra-se em automóveis, óleos, resinas, fumo, couros e instrumentos mecânicos. As importações concentram-se em adubos ou fertilizantes. Belarus tornou-se independente em 1991 - após o fim da União Soviética.

Ao tratar das relações entre o Brasil e o Haiti, o Executivo afirma que dois acordos entre os Ministérios da Agricultura dos dois países foram firmados em 2004 a fim de aperfeiçoar o cultivo do caju e da mandioca.

Brasil e Timor-Leste ainda têm relações econômicas bastante limitadas. Em 2006, o Brasil importou apenas US$ 1.354 do país e exportou US$ 143.577, segundo dados apresentados pelo Executivo.



20/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE vota indicações de embaixadores

CRE vota indicações de novos embaixadores

CRE vota três indicações de embaixadores

SENADO VOTA INDICAÇÕES DE EMBAIXADORES

CRE vota indicações de dois embaixadores

Comissão vota duas indicações de embaixadores