Crédito para capital de giro é o mais buscado



Capital de giro é o dinheiro destinado ao pagamento de despesas correntes de uma empresa, como salários e reposição de estoque. Para isso, muitos empreendedores buscam crédito em instituições financeiras.

O Sebrae lembra que um dos erros mais comuns dos empreendedores é misturar contas pessoais com contas da empresa. Assim, ele não sabe quanto gasta e não consegue nem saber onde reduzir despesas. 

Por isso, é essencial que o dono do negócio tenha o controle de todas as suas despesas e faturamento mensais, porque assim ele consegue negociar menores preços com fornecedores. Isso pode ser feito sem ajuda de contador, apenas com planilhas ou algum software específico.

Ter contas separadas, uma jurídica para a empresa, e uma física, para gastos pessoais, é uma das formas de conseguir evitar a confusão.

Crédito para capital de giro

De acordo com especialistas do Sebrae, muitos empresários costumam gastar o que têm para investir na empresa, e aí vão atrás de crédito para capital de giro, enquanto o mais adequado é fazer o oposto.

O crédito oferecido para investimentos costuma ser menos burocrático e ter taxas menores.

Contudo, caso precise sair em busca de dinheiro para cobrir as despesas, o Sebrae sugere que é melhor primeiro negociar com o banco onde já há conta aberta.

Como o gerente já conhece o histórico e já tem uma relação com o cliente, pode ser mais fácil negociar. Entretanto, isso não exclui fazer sempre uma pesquisa em outras instituições para comparar valores.

Caixa

O banco oferece o Giro Caixa, uma linha de crédito destinada a suprir as necessidades de capital de giro para médias empresas.

Banco do Nordeste

A instituição oferece capital de giro para pequenas e microempresas, com taxas que variam conforme a necessidade.

Caso haja necessidade de antecipar receita para pagamento do 13º salário, o crédito cobre a folha de pagamentos. As garantias podem ser fiança, hipoteca, alienação, penhora, entre outros.

Fontes:
Sebrae MG
Banco do Nordeste – seção capital de giro
Caixa Econômica Federal – seção capital de giro
Ministério da Fazenda



03/09/2013 16:33


Artigos Relacionados


Caixa reduz taxa de linha de crédito do BNDES para capital de giro

Nova linha de crédito para café solúvel tem R$ 150 mi para financiar capital de giro

Mais recursos para capital de giro de avicultores e suinocultores

Empresas poderão ter mais capital de giro com dispensa de tributos

BB disponibiliza R$ 3,7 bi para capital de giro

BNDES reduz juros do financiamento de capital de giro de empresas para até 6% ao ano