BNDES reduz juros do financiamento de capital de giro de empresas para até 6% ao ano



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (5) a redução das taxas de juros para linhas de financiamento de capital de giro das empresas. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Luciano Coutinho. As mudanças foram feitas no Programa BNDES de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda (Progeren). As taxas de juros foram cortadas de 9,5% ao ano para 6% (para micro e pequenas empresas) e de 9,5% para 6,5%, para as de porte médio. Para as grandes empresas, a nova taxa é 8%, ante 10%.

Caixa oferece Crédito do BNDES para clientes Pessoa Jurídica

Banco do Brasil e Caixa Econômica anunciam nova redução nas taxas de juros

 

Confira aqui a apresentação feita pelo presidente Luciano Coutinho durante a entrevista.

Os empréstimos com as novas taxas podem ser feitos até 31 de dezembro deste ano. Estão disponíveis R$ 14 bilhões, sendo R$ 3 bilhões para médias e grandes empresas e o restante para as micro e pequenas. O prazo de pagamento é 36 meses, com 12 meses de carência.

O corte das taxas de juros é uma das medidas determinadas pela presidenta Dilma Rousseff para estimular a economia e chega depois de o índice que mede o crescimento do País, o Produto Interno Bruto (PIB), crescer 0,2% no primeiro trimestre de 2012.

Segundo o BNDES, o programa vai operar apenas na modalidade indireta e estas taxas serão acrescidas da remuneração do agente financeiro, a serem negociadas entre o tomador final e o banco repassador. Outra novidade é que a partir de agora, as médias empresas de toda a indústria de transformação poderão obter financiamento do BNDES Progeren. Antes, o crédito só estava disponível para algumas categorias industriais.

Para as micro e pequenas, continua não havendo limitação, enquanto que o acesso das companhias de grande porte ao programa continua restrito àquelas que atuam em apenas alguns segmentos industriais.

 

Fonte:
BNDES
Agência Brasil

 

05/06/2012 17:35


Artigos Relacionados


Caixa reduz taxa de linha de crédito do BNDES para capital de giro

Banco do Nordeste reduz novamente juros e oferece capital de giro a 0,53% ao mês

Governo reduz juros de linhas de crédito do BNDES para bens de capital

Micro e pequenas empresas terão carência para pagamento de capital de giro

Senadores analisam ampliação dos prazos de pagamento de tributos para aumentar capital de giro das empresas

Empresas poderão ter mais capital de giro com dispensa de tributos