Cresce o número de apreensões de drogas e armas nas fronteiras
As apreensões de drogas, armas e veículos roubados nas faixas de fronteiras (FF) do Brasil aumentaram em 2013. O dados dos principais indicadores em relação a 2012 estão no relatório preliminar da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). O comparativo foi feito entre os meses de janeiro e outubro dos dois anos.
As apreensões de drogas nas FF aumentaram de 68 toneladas, em 2012, para 87 toneladas, em 2013. As apreensões de drogas nos estados, não considerando só as regiões fronteiriças, também registraram elevação de 92 toneladas, em 2012, para 136 toneladas, em 2013. A quantidade de armas de fogo apreendidas saltou de 5.193 para 5.831 no comparativo.
As ações de enfrentamento e repressão ao roubo e furto de veículos foram intensificadas, gerando um crescimento no número de veículos recuperados. Foi de 3.717 para 5.680.
Os dados refletem as ações da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), que desde 2009 já investiu mais de R$ 324 milhões em ações como capacitação dos profissionais de segurança pública, estruturação de unidades especializadas (rodoviárias, fluviais e lacustres), monitoramento, controle fronteiriço e implantação de sistemas de radiocomunicação digital e videomonitoramento na fronteira.
Fonte:
Ministério da Justiça
14/01/2014 19:00
Artigos Relacionados
Augusto Botelho: tráfico de armas e drogas preocupa moradores das fronteiras
Augusto Botelho: tráfico de armas e drogas preocupa moradores das fronteiras
César Borges propõe que governo federal combata contrabando de armas e drogas nas fronteiras
Alvaro Dias pede prioridade para o combate a o tráfico de drogas e armas nas fronteiras
Balanço mostra aumento de apreensões em seis meses de operação nas fronteiras
Além de remédio pirata, apreensões da Anvisa em farmácias incluem até armas