Crescer tem menores juros do mercado e será decisivo para democratizar crédito



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, abriu há pouco a cerimônia de lançamento do Crescer, Programa Nacional de Microcrédito, com a presença dapresidenta Dilma Rousseff, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, o objetivo do programa é beneficiar os segmentos mais pobres da população brasileira ainda não tem acesso ao crédito bancário. O ministro acrescentou que o microcrédito terá taxas de juro de 8% ao ano, o que representa uma redução de 86% em relação aos valores cobrados atualmente.

“Serão as menores taxas de juros do mercado”, enfatizou o ministro. Para compensar esses juros baixos, o Tesouro Nacional vai complementar os recursos necessários para equalizar esses valores.

 “Tudo isso para levar a uma inclusão produtiva e elevar o padrão de vida da população mais pobre e gerar mais empregos neste segmento”, afirmou o ministro, acrescentando que, além de estimular o empreendedorismo e auxiliar, como porta de saída, outros programas do foverno, com,o o Brasil Sem Miséria.

“É um passo decisivo para a democratização do crédito”, disse Mantega.

O programa vai incentivar a geração de trabalho e renda de trabalhadores autônomos, disponibilizando recursos com taxas de juros reduzidas. Até 2013, cerca de 3,4 milhões de empreendedores – com faturamento anual até R$ 120 mil – devem ser atendidos. O programa poderá ser operado por instituições financeiras públicas e privadas.

Entre os beneficiários do programa estão jornaleiros, bares mercearias, borracheiros, eletricistas, cabeleireiros, manicures e serralheiros. “São milhares de atividades que estão espalhadas pelos centros urbanos e rurais do País, afirmou Guido Mantega.

Ele enfatizou que o Crescer tem uma grande vantagem em relação ao crédito tradicional, que será a assistência técnica “embutida” no programa. Isto significa que as instituições financeiras vão acompanhar a atividade econômica do tomador de crédito e dar sugestões para que o negócio possa ter mais sucesso.

 

Fonte:
Presidência da República

 



24/08/2011 18:52


Artigos Relacionados


Crédito para construção terá juros menores

Semestre será decisivo para comissão que avalia Código do Consumidor

Simon diz que aprovação da Lei da Ficha Limpa pelo STF será passo decisivo para o fim da impunidade

Mercado de cartões de crédito será debatido em audiência da CMA e da CCT

Programa Crescer baixa juros do microcrédito para milhões de empreendedores

Para senadores, superação da crise exige juros menores