Crescimento da bancada feminina é avanço, diz Tebet
O presidente do Senado, Ramez Tebet, afirmou nesta quarta-feira (9) que o fato de o Brasil ter eleito no último dia 6 a maior bancada feminina da história do Senado é "um avanço". Para Tebet, isso significa que a sociedade brasileira não discrimina ninguém. A bancada feminina no Senado passará de cinco para dez senadoras a partir de janeiro.
- Há avanço das mulheres em todas as atividades, principalmente na política. Isso é altamente salutar - disse o presidente.
Tebet mais uma vez defendeu a mudança da data da posse do presidente e dos parlamentares eleitos, marcada para 1o de janeiro. O presidente do Senado ressaltou que essa é uma data de comemoração universal, observando que a posse marcada para esse dia atrapalha as comemorações familiares dos parlamentares até impede a vinda de chefes de estado de outros países.
- Esse dia tira o brilho da posse. Sou favorável a outra data, mas isso depende de mudança constitucional - disse o senador.
Tebet disse que é importante que o assunto seja discutido, lembrando que há uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados mudando a posse para o dia 6 de janeiro. Ele não acredita, no entanto, que até 31 de dezembro o Congresso consiga aprovar uma emenda constitucional nesse sentido.
O presidente do Senado disse, ainda, que até o fim deste ano o Senado deverá aprovar a reforma do Judiciário e o Orçamento da União de 2003.
09/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Bancada feminina do Congresso pede apoio a Tebet para projetos sobre mulheres
Bancada feminina define prioridades
Bancada feminina passa a ter 11 senadoras
Bancada feminina aumenta no Senado
Nilcéia Freire se reúne com a bancada feminina
Aécio elogia atuação de bancada feminina