Crescimento econômico acontece de forma gradual, reitera Tombini
Assim como fez na semana passada, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, declarou há pouco que o crescimento econômico do país está acontecendo "de forma gradual". Ele também repetiu que a percepção de muitos agentes econômicos é "mais pessimista que a realidade dos números".
Tombini ressaltou que o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma expansão de 1,5% no segundo trimestre, o que equivale, em termos anualizados, a mais de 6% ao ano. Também informou que os investimentos tiveram um aumento de 3,6% no segundo trimestre, sendo o terceiro trimestre consecutivo de expansão dos investimentos.
Quanto à inflação, o presidente do Banco Central reiterou que a taxa está em queda. Ele reconheceu que a desvalorização do real frente ao dólar nos últimos meses é uma fonte de pressão sobre a inflação no curto prazo, mas voltou a dizer que a "adequada" administração da política monetária será capaz de limitar a influência do câmbio sobre os preços.
Tombini fez essas declarações no início de sua exposição na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), que acontece neste momento na sala 19 da Ala Senador Alexandre Costa. A reunião pode ser acompanhada pelo site da TV Senado, no canal "CAE - Comissão de Assuntos Econômicos".
Mais informações a seguir
24/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crescimento do País vem sendo gradual, com destaque para produção de bens de capital, diz Tombini
Jefferson Peres defende o combate à informalidade como forma de viabilizar o crescimento econômico
Chefe do Departamento Econômico do BC prevê gradual melhora nas contas públicas
Momento é de suavizar ritmo de crescimento, diz Tombini
Mário Couto reitera denúncia de crescimento da violência no Pará
Inflação baixa é condição para crescimento sustentável, diz Tombini