Criação da Petro-Sal e última discussão sobre novo CPP estão entre os destaques da semana



O governo deve mesmo retirar o pedido de urgência constitucional do PLC 16/10, que tranca a pauta do Plenário. Foi o que garantiu nesta semana o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Com isso, informou a liderança governista, o caminho pode ficar aberto para votação da proposta que cria a Petro-Sal: o PLC 309/09, que trata do tema, deve ter seu pedido de urgência novamente pedido, entrando assim na pauta do Plenário.

O PLC 309/09 estabelece que a nova estatal do petróleo será a responsável pela gerência dos contratos no novo regime de exploração das jazidas.

Já o PLC 16/10 trata do regime de distribuição do petróleo do pré-sal e da mudança na distribuição dos royalties. De acordo com Jucá, o projeto voltará a tramitar normalmente, nas comissões. A retirada da urgência se justifica pela aprovação do substitutivo ao PLC 7/10, que cria o Fundo Social. O texto, do próprio Jucá, inclui a mudança no regime de distribuição - da concessão para a partilha.

Além disso, na ocasião da votação, emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) alterou também as regras na distribuição dos royalties - estes seriam distribuídos entre todos os estados, cabendo à União o ressarcimento aos estados produtores. De acordo com Jucá, a emenda deverá ser vetada pelo governo, daí a necessidade da permanência em pauta do PLC 16/10. 

Código de Processo Penal

Também na próxima semana, deverá ocorrer em Plenário, em sessão extraordinária, às 12h, a última sessão de discussão do projeto de reforma do Código de Processo Penal (PLS 156/09). Entre as inovações da proposta, destaca-se a criação da figura do juiz de garantia, que controlará a legalidade da investigação criminal e será responsável pelos direitos fundamentais do acusado.



18/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Última sessão de discussão do novo Código de Processo Penal é transferida para a próxima semana

Mostra sobre Raul Seixas figura entre os destaques da semana

Criação da Petro-Sal é principal objetivo do 'esforço concentrado' da próxima semana

Adiada última discussão do novo CPP

Última sessão de discussão do CPP será realizada na próxima semana

Vídeo | Crise na Síria e espionagem americana estão entre os destaques da edição internacional