Criação da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas e Lei Sanitária estão na pauta da CCJ



Na segunda parte da reunião desta quarta-feira (29) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), os senadores podem votar proposta (PLS 173/2011) que cria a Secretaria Nacional dos Povos Indígenas. O novo órgão nasceria da fusão da Fundação Nacional do Índio (Funai), subordinada ao Ministério da Justiça, e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), braço do Ministério da Saúde.

Na pauta da comissão consta também projeto de lei (PLS 3/2010) que assegura aos índios o direito de registrar, na certidão de nascimento, prenomes de origem indígena. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Os senadores da CCJ podem ainda examinar Proposta de Emenda à Constituição (PEC 3/2012), que obriga os órgãos e entidades públicas a divulgar a remuneração de seus servidores, e outra PEC (50/2011) que inclui os ex-presidentes da República entre os membros do Conselho da República.

A pauta da reunião desta quarta-feira inclui ainda entre seus 16 itens projeto (PLS 174/2011) que cria a Lei de Responsabilidade Sanitária (LRS). Entre outras medidas, o projeto prevê punição para quem negligenciar o atendimento nos hospitais e para gestores envolvidos em ações fraudulentas e desvios de verba na área da saúde. Em visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros, na semana passada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu apoio para a proposta.



27/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores defendem criação de Secretaria Nacional dos Povos Indígenas

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas estão confirmados em 2015 no Brasil

CRE INCLUI NA PAUTA TRATADO SOBRE POVOS INDÍGENAS

CRE INCLUI NA PAUTA TRATADO SOBRE POVOS INDÍGENAS

Paim lembra Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas

Brasília sedia Oficina Nacional de Saúde para povos indígenas