Criação da Semana de Educação para a Vida nas escolas públicas é aprovada pelo Senado
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei da Câmara (PLC 112/08) que cria a Semana de Educação para a Vida nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país. Como foram aprovadas emendas de redação ao texto, a matéria vai à Comissão Diretora para a redação final.
De autoria do deputado Enio Bacci (PDT-RS), o projeto estabelece que todas essas escolas realizem, em período a ser determinado pelas secretarias estaduais de educação, a atividade denominada Semana de Educação para a Vida, com objetivo de transmitir conhecimentos relativos a matérias que não fazem parte do currículo obrigatório.
Entre os temas a serem abordados durante esse evento estão ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente. A Semana de Educação para a Vida fará parte do calendário escolar anual e deverá ser aberta aos pais de alunos e à comunidade em geral, conforme o projeto.
Os temas a serem abordados poderão ser ministrados sob a forma de seminários, palestras, exposições, projeções de slides, filmes ou qualquer outro método não convencional. O PLC institui ainda que os convidados pelas secretarias estaduais de educação para ministrar os temas deverão ter comprovado nível de conhecimento sobre os assuntos abordados.
Moisés de Oliveira Nazário e Helena Daltro Pontual / Agência Senado
17/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE aprova parecer favorável à criação de Semana de Educação para a Vida
Proposta aprovada pela CE destina metade de vagas no ensino superior e na educação profissional para alunos de escolas públicas
Abertura de escolas públicas nos finais de semana será discutida na Comissão de Educação
Vencedores da Olimpíada de Matemática das escolas públicas devem ser homenageados pelo Senado
Cota em universidades para alunos de escolas públicas é aprovada na CDH e pode ir a plenário
Projeto institui Semana Turística para estudantes de escolas públicas