Projeto institui Semana Turística para estudantes de escolas públicas



O projeto de lei 56/2001, de autoria do deputado Eliseu Santos (PTB), objetiva assegurar a "Semana Turística" aos estudantes das escolas públicas do estado. A Semana Turística tem caráter eminentemente cultural, pretendendo, a partir de experiências extracurriculares, integrar o educando com o seu meio. Ela se dará em pontos turísticos devidamente reconhecidos pelos poderes públicos municipais, estaduais e ministérios afins.

O prazo de duração da Semana Turística será da seguinte forma: - alunos de 1ª a 7ª série do ensino fundamental terão direito a 3 dias letivos de turismo dentro do Rio Grande do Sul; sendo que os alunos da 8ª série terão direito a 5 dias letivos; - alunos do 1° e 2° ano do ensino médio terão direito a 3 dias letivos de turismo dentro do território brasileiro; e os alunos do 3º ano, formandos do ensino médio, terão direito a 5 dias letivos; - já os alunos do ensino superior terão direito a 5 dias letivos, sem limite de destino.

O estudante solicitará, através de requerimento junto à instituição de ensino, a semana turística individual ou coletivamente, bastando apenas que comprove junto à instituição educacional a que estiver matriculado, através de trabalhos, suas aquisições culturais. Porém, a Semana Turística será negada ao estudante que estiver com sua nota abaixo da média exigida ou caso a data requerida coincida com a de provas.

O deputado Eliseu Santos afirma que a iniciativa é um direito público dos estudantes, que poderão desfrutar de dias de folga para a aquisição cultural. Este é o objetivo imediato do projeto. Porém, há outros motivos importantes para a sua implantação. O turismo não tem recebido incentivo para se tornar mais forte na nossa base econômica, com exceção da região serrana. Assim, com a Semana Turística, empresas que atuam no mercado turístico (transportadoras de passageiros, agências de turismo, hotéis, comércio, etc) terão sua demanda ampliada, trazendo mais empregos e arrecadação de tributos às administrações públicas.

10/04/2002


Artigos Relacionados


Adiada votação de projeto que institui eleições para diretores de escolas públicas

Projeto que institui eleição direta para diretores de escolas públicas está na pauta da CE

Aprovado em turno suplementar projeto que institui eleições diretas para diretores de escolas públicas

Paim elogia aprovação de projeto que estabelece cotas para estudantes de escolas públicas

Projeto que institui eleição para diretores de escolas será votado na próxima semana

Projeto institui Semana de Educação Ambiental em escolas e universidades