Criação da Universidade Federal do Baixo São Francisco é sugerida em projeto



A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) apresentou projeto autorizando o Executivo a criar a Universidade Federal para o Desenvolvimento do Baixo São Francisco, com sede na cidade de Propriá (SE). A senadora disse que o projeto (PLS 257/06) é importante não só para tornar a educação superior acessível aos menos favorecidos, como para ajudar o Poder Público a alcançar a meta de matricular, até 2010, 30% dos jovens entre 18 e 24 anos em universidades, como exige o Plano Nacional de Educação (Lei 10.172/01).

O projeto lista entre os objetivos dessa universidade ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa e promover a extensão universitária, com ênfase nas áreas de saúde, ciências agrárias, gestão pública e turismo. O texto determina também que a estrutura organizacional e a forma de funcionamento dessa universidade serão definidos em estatuto e em outras normas legais, respeitado o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Na justificação do projeto, a senadora afirma que, apesar do crescimento da oferta de ensino superior no Brasil, a maioria dos jovens que concluem o Ensino Médio não tem conseguido acesso à universidade, ainda que demonstre capacidade intelectual para freqüentá-la. Maria do Carmo diz ainda que a insuficiência de vagas gratuitas, ao lado da falta de recursos para o pagamento de anuidades escolares em instituições particulares, tem forçado muitos estudantes a desistirem da formação acadêmica.

A senadora também afirma que, se em alguns lugares a educação superior pública não dá conta da demanda, em outros locais o atendimento é feito exclusivamente pela rede privada, havendo ainda aqueles em que o ensino superior nem chega, como é o caso de comunidades com menor poder aquisitivo, sem maiores atrativos ao empresariado da educação.

A senadora diz que é para manter o sonho desses jovens do leste sergipano, residentes à margem do Rio São Francisco, que propõe a criação da universidade no município de Propriá. De acordo com a parlamentar, a cidade já foi considerada um celeiro cultural e econômico e uma das maiores promessas de desenvolvimento de Sergipe. No entanto, lembra Maria do Carmo, a economia da região continua assentada em atividades primárias. Para a senadora, esse quadro poderá mudar com o surgimento da universidade.



09/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta de Maria do Carmo autoriza a criação da Universidade Federal do Baixo São Francisco

CE deve votar projeto que autoriza a criação da Universidade Federal do Oiapoque

Projeto permite doação de imóveis da Universidade Federal de Goiás para a Universidade Federal de Tocantins

CCJ é favorável à criação da Universidade do Vale do São Francisco

Atuação da Universidade Federal do Vale do São Francisco poderá ser ampliada

Universidade Federal do Vale do São Francisco vai beneficiar municípios mineiros