Criação de TRFs ainda não está decidida, diz Renan Calheiros
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta quarta-feira (17) que ainda não tomou nenhuma decisão com relação à promulgação da PEC 544, de 2002, aprovada na Câmara, que cria mais quatro Tribunais Regionais Federais — os das 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões.
A criação dos novos tribunais nos estados do Paraná, Amazonas, Minas Gerais e Bahia é polêmica e gerou críticas recentes do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Além disso, alguns parlamentares sustentam que a medida é inconstitucional, porque a iniciativa de criação dos tribunais deveria ser do Judiciário, por meio de projeto de lei.
- Não há nenhuma definição com relação à promulgação dos TRFs. Alegam que existe um erro material e isso está sendo observado - disse o presidente do Senado.
Tribunais
O fato de a Câmara dos Deputados ter aprovado recentemente a criação de quatro tribunais (PEC 544/2002) gera dúvidas sobre o que acontecerá com duas PECs semelhantes que tramitam no Senado. A expectativa é de que a PEC 42/2012, que cria um TRF em Curitiba, e a PEC 86/2011, que cria um TRF em Manaus, sejam prejudicadas, já que esses tribunais estão previstos na proposta aprovada na Câmara, que só aguarda promulgação. Já a PEC 61/2012 e a PEC 46/2012, que criam TRFs em Fortaleza e Belém, estados ainda não contemplados, podem ser votadas.
17/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan Calheiros diz esperar aprovação da MP da energia ainda esta semana
Renan diz ter muita preocupação com criação de TRFs sem aval do CNJ
Racismo ainda é desafio, diz Renan Calheiros
Renan Calheiros diz que está "com a alma lavada"
Renan Calheiros apóia criação do Parque Nacional da Foz do São Francisco
Renan Calheiros: 'Terrorismo não tem nada a ver com o que está acontecendo'