Criação do Dia de Controle das Infecções Hospitalares será examinada na Câmara
O Senado enviou para exame da Câmara dos Deputados projeto de lei de autoria do senador Tião Viana (PT-AC) que institui o Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares, a ser comemorado anualmente no dia 15 de maio. Aprovado neste mês em decisão terminativa pela Comissão de Educação, o projeto, de acordo com o senador, tem por objetivo conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores da área de saúde sobre a importância do controle das infecções.
Para Tião Viana, as infecções hospitalares continuam a ser um grave problema de saúde pública, razão pela qual defende a manutenção de programas de controle.
A data foi escolhida porque, no dia 15 de maio de 1847, o médico húngaro Phillip Ignaz Semmelweis defendeu, pela primeira vez, que médicos e estudantes de Medicina fossem obrigados a lavar as mãos com anti-séptico, antes de atenderem às parturientes sob seus cuidados.
- Essa simples norma, nesse simples ato, resultou em redução enorme da mortalidade por febre puerperal na maternidade em que o médico húngaro trabalhava - lembrou Tião Viana ao justificar a aprovação do projeto de sua autoria pela Câmara dos Deputados.
25/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE apóia criação do Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares
Papaléo quer maior controle de infecções hospitalares
Projeto de Papaléo obriga a manutenção de programa de controle de infecções hospitalares
Edital vai investir em pesquisa para reduzir infecções hospitalares
Pesquisa vai mapear infecções hospitalares no Sistema Único de Saúde
Papaléo pede atenção para projeto que trata de infecções hospitalares