Papaléo pede atenção para projeto que trata de infecções hospitalares



O senador Papaléo Paes (PSDB-PA) sugeriu nesta quarta-feira (17) a votação, o mais rápido possível, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 124/04, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção, pelos serviços de saúde do País, de um Programa de Controle de Infecções na Assistência à Saúde (PCIAS). Concebido a partir da experiência do parlamentar como médico, o projeto recebeu relatório favorável do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- O pior de tudo isso, é que poucos sabem o quanto é grave o problema. A infecção é a mais freqüente e grave complicação que atinge pacientes hospitalizados. Em média, cada infecção hospitalar acrescenta cinco a dez dias ao período de internação, além de elevar os custos médicos, ser causa de mortalidade e, como se não bastasse, permite o surgimento de cepas bacteriológicas cada vez mais resistentes aos medicamentos - explicou o parlamentar.

Segundo ele, dados do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos indicam que 30% das infecções hospitalares podem ser evitadas por ações preventivas.



17/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Papaléo obriga a manutenção de programa de controle de infecções hospitalares

Papaléo quer maior controle de infecções hospitalares

Edital vai investir em pesquisa para reduzir infecções hospitalares

CE apóia criação do Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares

Pesquisa vai mapear infecções hospitalares no Sistema Único de Saúde

Criação do Dia de Controle das Infecções Hospitalares será examinada na Câmara