Papaléo quer maior controle de infecções hospitalares



O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) considera que o país deve combater com maior rigor as infecções hospitalares. Para isso, apresentou projeto de lei (PLS 124/04) que institui o Programa de Controle de Infecções na Assistência à Saúde (Pcias), que deve ser votado em breve, em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

"Não é mais possível tolerarmos passivamente que vidas humanas sejam ceifadas diariamente em nossas instituições de saúde, enquanto sabemos que boa parte desses infortúnios poderia ser evitada por medidas preventivas", afirma o senador na justificação do projeto, apresentando dados de que 30% das infecções hospitalares podem ser evitadas.

Segundo Papaléo, que é médico, a infecção é a complicação mais freqüente e grave enfrentada por pacientes hospitalizados, aumentando, em média, de cinco a 10 dias a internação e elevando custos. Além disso, é a maior causa de morte durante a hospitalização.

"As conseqüências dessas infecções para pacientes e serviços de saúde são catastróficas. Os custos do tratamento de uma infecção podem chegar a US$ 1,4 mil. Para um sistema de saúde já bastante combalido como o nosso, tais ocorrências são especialmente danosas", observa o senador, que é vice-presidente da CAS.

O projeto determina que os estabelecimentos de saúde serão classificados de acordo com os riscos e a gravidade de infecção. Aqueles com risco médio ou alto terão que, de acordo com a proposta, constituir uma Comissão de Controle de Infecções na Assistência à Saúde e um Serviço de Controle de Infecções na Assistência à Saúde, com pessoal treinado especificamente na área.



05/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Papaléo obriga a manutenção de programa de controle de infecções hospitalares

Papaléo quer controle obrigatório de infecções em hospitais e postos de saúde

CE apóia criação do Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares

Papaléo pede atenção para projeto que trata de infecções hospitalares

Criação do Dia de Controle das Infecções Hospitalares será examinada na Câmara

Edital vai investir em pesquisa para reduzir infecções hospitalares