Criadores da Paraíba vão vacinar 1,2 milhão de animais contra aftosa



O calendário da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba foi alterado este ano e, agora, acontece junto com os demais estados da região Nordeste. Na primeira etapa da campanha, que vai até o dia 31 de maio, devem ser imunizados mais de 1,2 milhão de animais no estado. A segunda etapa será em novembro.

A meta é imunizar mais de 90% do total de cabeças, segundo a fiscal agropecuária Janete Vatanabe Okamoto, do Serviço de Inspeção e Saúde Animal da Paraíba. “A cobertura na última etapa da campanha, em outubro de 2010, foi de 73,37% e a da primeira etapa não passou dos 83%”, afirma.

Após vacinar o gado, o pecuarista paraibano deve levar o comprovante a um dos 150 escritórios de atendimento à comunidade (EACs), em até dez dias após o prazo final da campanha. O último dia para a declaração será 10 de junho.

Desde o ano 2000 não são registrados casos de febre aftosa na Paraíba. No final de 2009, o estado foi reclassificado com relação à doença, saiu da área de alto risco e passou para a de risco médio. Esse é o status de grande parte dos estados nordestinos, com exceção da Bahia e Sergipe, que já são reconhecidos como livres da doença com vacinação. 


Fonte:
Ministério da Agricultura

 

09/05/2011 16:11


Artigos Relacionados


Sexta-feira é o último dia para vacinar gado contra aftosa

Maranhão e Sergipe vão vacinar mais de 8 milhões de bois e búfalos contra aftosa

Tocantins vacina animais menores de um ano contra aftosa

Rio Grande do Norte deve imunizar 906 mil animais contra aftosa

Animais de reservas indígenas recebem vacinação contra febre aftosa

Mais de 12 milhões de animais recebem vacina contra aftosa em Mato Grosso