Rio Grande do Norte deve imunizar 906 mil animais contra aftosa
A partir desta sexta (1°), agricultores do Rio Grande do Norte deverão imunizar contra a febre aftosa 906 mil bovinos e bufálos distribuídos em 35,7 mil propriedades rurais. O lançamento oficial da campanha de vacinação será na próxima quarta-feira (6), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).
“Vamos intensificar as ações nos municípios que não alcançaram o percentual de 80% na última etapa, realizada em abril deste ano. O objetivo é ampliar a classificação de risco médio para livre da doença com vacinação”, explica Eleu Pereira, responsável pela erradicação e prevenção da febre aftosa da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Norte.
Na primeira etapa da campanha de 2010, a média de vacinação no estado foi de 90,5%. Nesta segunda fase, os produtores deverão imunizar o rebanho até o dia 31 de outubro, e entregar a declaração da vacina até 15 de novembro. Para isso, precisarão ir a uma das 12 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou a um dos 150 escritórios de atendimento comunitário.
Além do Rio Grande do Norte, iniciam a campanha de vacinação contra a febre aftosa, em outubro, os estados da Paraíba, Pernambuco, Roraima, Rondônia e a Zona de Alta Vigilância (ZAV) de Mato Grosso do Sul (faixa de 15 km na fronteira com o Paraguai e a Bolívia).
Fonte: Ministério da Agricultura
01/10/2010 20:13
Artigos Relacionados
Começa a vacinação contra aftosa no Amapá e no Rio Grande do Norte
Tocantins vacina animais menores de um ano contra aftosa
Criadores da Paraíba vão vacinar 1,2 milhão de animais contra aftosa
Animais de reservas indígenas recebem vacinação contra febre aftosa
Mais de 12 milhões de animais recebem vacina contra aftosa em Mato Grosso
Tocantins quer manter taxa recorde de vacinação de animais contra aftosa