Criadores de animais em Alagoas serão beneficiados com fornecimento de água



As ações são realizadas no âmbito do programa Água para Todos e preveem fornecimento de água para rebanhos de regiões atingidas pela estiagem

 

A sobrevivência do rebanho no semiárido alagoano é um dos focos da nova etapa de ações do programa Água para Todos para reduzir os efeitos da estiagem no estado. A previsão é implantar 210 barreiros – equipamentos para fornecimento de água para animais. Destes, 36 deverão ter sua construção iniciada ainda neste primeiro semestre de 2013.

Os 36 primeiros barreiros beneficiarão a população dos municípios de Batalha, Belo Monte, Craíbas, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Major Izidoro, Minador do Negrão, Olivença e Traipu – todos em situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional em função dos efeitos da estiagem prolongada.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, além dos 36 barreiros serão construídos outros 174 reservatórios, por meio do programa Água para Todos, em municípios do Vale do São Francisco alagoano.

“Estamos trabalhando na identificação dos municípios que estão tecnicamente aptos a receber os barreiros. O principal critério que será utilizado é a escassez hídrica. Identificado o município, o próximo passo é a realização de levantamento topográfico e georreferenciamento da área indicada para receber o barreiro”, informou. O superintendente regional prevê que todos os 210 barreiros estejam implantados até o final de 2014.

Mais de oito mil cisternas instaladas