Crianças conscientizam os pais para a redução de mortes no trânsito



A campanha Paradinha pretende reduzir o número de mortes de crianças em acidentes viários

 

Para reduzir acidentes e mortes no trânsito, crianças vão receber orientações para conscientizar os pais. A campanha “Paradinha”, lançada nesta quarta-feira (10) pelo Ministério das Cidades tem como foco as crianças, que vão conscientizar os adultos a não consumir bebidas alcoólicas ao dirigir, assim como não falar ao celular e andar em alta velocidade. A campanha faz parte do Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes.

O Paradinha abordará também a dor dos pais que perderam filhos em acidentes de trânsito. Durante cerimônia de lançamento, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, pediu que as crianças deem um basta para aos adultos irresponsáveis e elas concordaram prontamente.

A iniciativa vai ao encontro da meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir pela metade o número de mortes no trânsito até 2020. Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), quase 2 mil crianças morrem por ano em acidentes de trânsito no Brasil.

Dois filmes serão veiculados nacionalmente como parte da campanha, que inclui ainda a distribuição de peças de apoio em diferentes formatos e meios.

Parada, Pacto Pela Vida

Parada – Um Pacto pela Vida, lançada em setembro, é uma campanha permanente para diminuir em 50% o número de vítimas fatais no trânsito até 2015.

O Parada foi uma resposta do Brasil à Assembleia-Geral das Nações Unidas, que instituiu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram cerca de 1,3 milhões de mortes no trânsito em 178 países, em 2009. A iniciativa tem como meta a redução de 50% nos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, em 10 anos.

A campanha brasileira visa articular a ação conjunta de órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, do setor privado e da população brasileira.

 

 

Leia mais:

Lançada campanha permanente de trânsito

Lançada campanha para reduzir acidentes no trânsito

Grandes cidades receberão R$ 12,8 milhões para prevenção de acidentes de trânsito

 

Fonte:

Ministério das Cidades



15/10/2012 17:17


Artigos Relacionados


Iluminação deixará Cristo Redentor amarelo para campanha de redução de mortes no trânsito

Estudo mostra redução de mortes no trânsito

Número de mortes de crianças no trânsito diminui com uso das cadeirinhas, diz PRF

Humberto Costa comemora redução no número de mortes no trânsito em Pernambuco

País atinge uma das metas do milênio com redução de mortes por tuberculose

Uso das cadeirinhas para criança em automóveis reduz em 23% mortes no trânsito