Crise na Venezuela será tema de audiência pública
A crise econômica e política da Venezuela será tema de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Requerimento nesse sentido - apresentado pelo presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) - foi aprovado nesta quinta-feira (20) pelos integrantes do colegiado. Deverão ser convidados o embaixador brasileiro em Caracas, Ruy Carlos Pereira; o assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia; e o sociólogo Demétrio Magnoli, professor da Universidade de São Paulo (USP).
Ao apresentar seu requerimento, o senador observou que Brasil e Venezuela compartilham cerca de 2 mil quilômetros de fronteira. Ressaltou ainda que a Venezuela é o mais novo integrante do Mercosul e que o país vizinho tem enfrentado uma onda de protestos desde o início de fevereiro, a partir de quando pelo menos 22 pessoas morreram durante as manifestações.
- Verificamos a degradação da situação econômica e cambial naquele país, que tem provocado escassez de produtos essenciais, além de outras demandas legítimas da sociedade venezuelana, que reclama da onda de criminalidade, da inflação de 56% ao ano, da atuação de milícias contra os opositores e do cerceamento das liberdades básicas de um Estado democrático - afirmou Ferraço.
Embaixadores
Na mesma reunião, foram lidos pelos relatores pareceres sobre quatro mensagens presidenciais contendo indicações de embaixadores. Ferraço concedeu vistas coletivas das mensagens, que podem entrar em pauta na próxima reunião da comissão. As mensagens apontam novos embaixadores para Eslovênia, Reino de Tonga, Burkina Faso e Laos.
Missões oficiais
A comissão aprovou ainda projeto de resolução de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) sugerindo novas normas para o atestado de frequência de senadores que se encontram em missões oficiais no exterior. De acordo com a proposta, o nome de senador que estiver em representação do Senado Federal ou em missão de interesse parlamentar constará de listas de comparecimento de comissões e do Plenário. O projeto será enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
20/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crise entre Venezuela e Colômbia será tema de reunião da Unasul
Ingresso de Venezuela será debatido em mais uma audiência pública
Autismo será tema de audiência pública na CDH
'Crack' será tema de audiência pública
ZPE de Rio Grande será tema de audiência pública
ZPE de Rio Grande será tema de audiência pública