Autismo será tema de audiência pública na CDH



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa promove na quarta-feira (2), a partir de 11h, uma audiência pública que terá como tema o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Entre os convidados estão o senador Wellington Dias (PT-PI), que tem uma filha autista; o diretor-presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta, e a coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil no Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Moraes.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado anualmente no dia 2 de abril. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para esclarecer, informar e chamar a atenção da sociedade para a causa do autismo. Neste dia, o prédio do Congresso Nacional vai ser iluminado de azul, assim como muitos outros monumentos espalhados pelo mundo.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que afeta, em graus diferentes de acordo com cada indivíduo, a capacidade de interação social, a comunicação e o comportamento. O médico Dráuzio Varela esclarece que o autismo pode afetar pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais meninos do que meninas. Os sintomas do transtorno podem dar os primeiros sinais nos primeiros meses de vida. No entanto, só ficam mais evidentes quando a criança completa três anos.

A audiência pública na CDH para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo vai ser interativa. A sociedade terá à disposição uma série de canais para entrar em contato com os senadores e convidados nos serviços e-Cidadania e Alô Senado (0800-612211).



31/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


'Crack' será tema de audiência pública

ZPE de Rio Grande será tema de audiência pública

ZPE de Rio Grande será tema de audiência pública

Crise na Venezuela será tema de audiência pública

Manutenção de aeronaves será tema de audiência pública

MP do Cinema será novamente tema de audiência pública