Cristovam Buarque aponta crise econômica e faz críticas ao ministro Guido Mantega
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou, nesta quarta-feira (12), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, por ter negado a existência de uma crise econômica no país. Segundo Cristovam, ao ser indagado se o governo agiria para reverter o pessimismo em relação à economia, o representante do Executivo rebateu com duas perguntas: "Que crise? Onde é que está crise?”.
O episódio ocorreu na terça-feira (11), após reunião com a presidente Dilma Roussef, e, segundo Cristovam Buarque, revela que o governo não está disposto a enfrentar os problemas econômicos vividos pelo Brasil.O senador destacou alguns fatos que respondem ao ministro onde está a crise, como o descontrole dos gastos públicos, o aumento da dívida bruta do país e o aumento da inflação.
– A crise está em uma inflação de 6,5%, dois pontos a mais do que a meta de 4,5%. Não precisa perguntar. Basta ir ao supermercado, basta ir às lojas, basta observar as indústrias, especialmente as indústrias de transformação – protestou.
O senador criticou o fato de o ministro não enxergar que o crescimento do país não está acontecendo, apesar das medidas tomadas pelo governo do ponto de vista fiscal, e alertou para a manipulação de dados econômicos, o que, de acordo com o parlamentar, tira a credibilidade dos agentes econômicos e agrava a crise.
– O governo sempre diz que a dívida líquida é pequena, mas por mecanismos de contabilidade criativa, os quais não garantem se, de fato, é a dívida correta – disse.
Em aparte, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) destacou que o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador brasileiro caiu 34,4% entre os anos de 2003 e 2010. Uma das consequências desta queda, segundo ele, é o aumento da inflação.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu Guido Mantega, explicando que o motivo da indagação do ministro é por ele ter considerado os elementos positivos da economia brasileira, como a queda da taxa do desemprego.
12/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Guido Mantega debaterá situação econômica do país na CAE
Guido Mantega fala sobre medidas de combate à crise
Renan elogia capacidade de diálogo do ministro Guido Mantega
Guido Mantega diz que Brasil está preparado para agravamento da crise europeia
Guido Mantega defende união do Mercosul para superar crise e descarta recessão no Brasil
Cristovam Buarque aponta exaustão da economia e pede redefinição de riqueza