Guido Mantega diz que Brasil está preparado para agravamento da crise europeia
Começou por volta das 10h45 a audiência pública com o ministro da Economia, Guido Mantega, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Na abertura da reunião, ele disse que o país “está preparado para o eventual agravamento da crise europeia”.
– Estamos ainda mais preparados que em 2008, quando tivemos sucesso no enfrentamento da crise – afirmou.
Para buscar demonstrar a solidez da economia nacional, Mantega destacou, por exemplo, a existência de reservas internacionais de cerca de US$ 370 bilhões, e disse que a redução da relação entre a dívida líquida do setor público e o Produto Interno Bruto deve chegar a 35% neste ano. Ainda segundo o ministro, o país vive uma situação fiscal “mais sólida”.
– E já aprendemos com o que fizemos no passado – ressaltou, citando como exemplo a redução do depósito compulsório após a crise de 2008 para aumentar a liquidez da economia. Esses depósitos são recursos que os bancos são obrigados a recolher junto ao Banco Central.
Sobre a situação da economia europeia, Mantega avaliou que a estratégia de austeridade fiscal não está dando certo por não ter sido acompanhada de medidas de estímulo à economia.
- A estratégia de austeridade fiscal adotada nos países europeus, que não foi acompanhada por medidas de estímulo econômico, não está dando certo. Aliás, está derrubando aquelas economias e levando-as à recessão. E os que mais sofrem são os países da periferia europeia, mais fragilizados - afirmou.
A audiência com o ministro está sendo realizada na sala 19 da Ala Alexandre Costa.
Mais informações a seguir
22/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil está preparado para enfrentar período pós-crise, diz Mantega
Brasil está mais preparado para enfrentar a nova crise financeira global, diz Mantega
Mantega: Brasil está mais preparado que os países ricos para enfrentar a crise financeira
Guido Mantega defende união do Mercosul para superar crise e descarta recessão no Brasil
Brasil está preparado para enfrentar crise econômica
Para Mantega, Brasil está preparado para enfrentar retirada de estímulos do Banco Central dos EUA