Guido Mantega defende união do Mercosul para superar crise e descarta recessão no Brasil



Reunidos em Montevidéu, os ministros da Fazenda do Mercosul discutiram a aplicação do percentual máximo da TEC (Tarifa Externa Comum) para uma lista de pelo menos cem produtos. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a cobrança de uma tarifa de importação de 35% poderia conter a invasão de produtos estrangeiros nos países da região, o que limitaria o impacto da crise econômica internacional.

O ministro afirmou ainda que os países da América Latina desfrutam de situação privilegiada em relação aos países ricos, mais atingidos pela crise. De acordo com Guido Mantega, os latino-americanos contam como situação fiscal sólida, reservas proporcionais ao PIB e mercado interno.

“Esses países desenvolveram a demanda interna que está sendo ocupada por produtos importados. Devemos fazer uma união maior entre os países para defender o mercado latino-americano dessas invasões de produtos que vêm de fora”, disse o ministro.

Mantega descartou ainda qualquer risco de recessão no Brasil.

“Nunca ouvi falar que crescimento de 3% ou 3,5% fosse recessão. Apenas tivemos uma desaceleração localizada principalmente na indústria, que sofre mais a invasão de produtos estrangeiros. Mas isso já está sendo superado, já estamos em trajetória de crescimento.”

 

Fonte:
Blog do Planalto

 

20/12/2011 18:56


Artigos Relacionados


Guido Mantega diz que Brasil está preparado para agravamento da crise europeia

Mantega descarta adoção de novas medidas para conter impactos da crise

Guido Mantega fala sobre medidas de combate à crise

Cristovam Buarque aponta crise econômica e faz críticas ao ministro Guido Mantega

Guido Mantega defende aumento da competitividade brasileira

Mantega não acredita em recessão, mas diz ser necessário monitorar a crise "hora a hora"