Cristovam Buarque: Brasil conquista o 2º lugar nas olimpíadas do ensino técnico em Londres
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) informou, em discurso no Plenário nesta quinta-feira (20), que o Brasil conquistou o 2º lugar nas olimpíadas do ensino técnico que ocorreram em Londres, na Inglaterra, entre os dias 5 e 8 de outubro. A WorldSkills Competition 2011, que está em sua 41ª edição, é considerado o maior torneio de educação profissional e tecnológica do mundo.
- Integrantes de várias equipes disputaram quem era capaz de ser um bom cozinheiro, pedreiro ou marceneiro. A ideia é descobrir os melhores estudantes em ensino técnico no mundo inteiro em 46 especialidades - afirmou.
Segundo o senador, o Brasil enviou uma equipe com 28 estudantes, que conquistaram 6 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, além de 10 certificados de excelência. Cristovam disse que o Brasil só perdeu para a Coreia do Sul, país que premia com US$ 100 mil dólares o estudante que consegue medalha de ouro na competição.
- Essas olimpíadas mostram a importância do ensino técnico no mundo de hoje - disse o senador.
Cristovam afirmou que o ensino técnico pode garantir que não haja um apagão de mão de obra no país. O senador também elogiou o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac), que tiveram estudantes premiados, e lamentou que as escolas técnicas não tenham enviado alunos para as olimpíadas.
Para o país ser campeão, de acordo com o senador, é preciso investir na educação do ensino fundamental e ampliar as escolas técnicas. O parlamentar disse que também é necessário convencer as famílias brasileiras de que vale a pena ter uma boa profissão de nível técnico. Cristovam disse que o Brasil criou o hábito de pensar que só merece ser respeitado quem não precisa "usar as mãos no trabalho". Segundo o senador, esse pensamento "é um erro", porque existe uma valorização exagerada da faculdade. Ele reconheceu a importância do curso superior, mas defendeu a valorização dos cursos técnicos.
Cristovam também informou que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) propôs a realização das olimpíadas do ensino técnico de 2017 no Brasil. O senador disse que torce para que a WorldSkill ocorra no Brasil, porque eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 terminam quando os jogos são encerrados, mas "as olimpíadas do ensino técnico vão ficar para sempre", como conquistas para o país.
- Que este país não seja segundo, mas que seja o primeiro durante muito tempo - concluiu.
20/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil conquista sétimo lugar nas Paralimpíadas de Londres
Brasil conquista o primeiro lugar nas Olimpíadas de Matemática
Brasil conquista mais quatro vagas para Olimpíadas de Londres
Atleta bolsista do judô conquista ouro nas Olimpíadas de Londres
Bolsista conquista índice no salto triplo para as Olimpíadas de Londres
Cristovam Buarque propõe a federalização do ensino fundamental no Brasil