Cristovam Buarque defende aprovação de seu substitutivo ao PNE
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu nesta quarta-feira (11) a aprovação do texto substitutivo de sua autoria ao projeto do Plano Nacional de Educação (PNE) que deve ser votado hoje pelo Senado.
De acordo com Cristovam, seu substitutivo, mais do que garantir pequenos avanços na educação, deverá oferecer ao país um PNE que viabilize uma verdadeira “revolução” no setor, preparando o Brasil para um salto ao mundo do conhecimento.
Em sua avaliação, o PNE proposto pelo governo federal é insuficiente para dar ao país o sistema de ensino necessário para se desenvolver, podendo ser comparado à Lei do Ventre Livre, que em vez de acabar com a escravidão, apenas considerou livres os filhos de escravas nascidos após sua publicação.
- Estão vendendo esse PNE como se fosse a Abolição, a salvação. É mentira. Ele vai dar avanços chochos como o PNE anterior deu. Não é diferente. E aí diz-se vão se colocar 10% do PIB daqui a alguns anos. E se não disser onde, como, para que vai colocar, vamos jogar dinheiro fora em nome da educação - criticou o senador.
A base do governo apoia o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Já o texto do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) foi o aprovado pela Comissão de Educação (CE).
11/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam Buarque critica governo por impedir aprovação de mudanças no Bolsa Família
Cristovam Buarque defende lei de responsabilidade educacional
Cristovam Buarque defende 'socialização do conhecimento'
Cristovam Buarque defende CPI exclusiva para a Petrobras
Cristovam Buarque defende a federalização da educação de base
Cristovam Buarque defende federalização da educação de base