Cristovam Buarque defende mudança de mentalidade para enfrentar a crise
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou em Plenário, nesta sexta-feira (17), que a crise financeira por que passa o mundo deve-se à ganância dos bancos; ao excesso de produção e voracidade pelo consumo; à irresponsabilidade do governo, que permite tais comportamentos, bem como, à omissão dos parlamentares e descaso dos eleitores ao elegerem os políticos. Em sua opinião, é necessário haver uma mudança de mentalidade para resolver a crise financeira por que passa o mundo.
Em momentos de crise, ressaltou Cristovam Buarque, surgem alternativas que trazem melhorias para a realidade. O senador lembrou que, devido à crise européia com as guerras napoleônicas, a família real veio para o Brasil, que, a partir de então, tornou-se um país industrial e cresceu. Para o senador, a atual crise vai exigir que o Brasil adote novas posturas, favorecendo o que estiver relacionado com o público, em detrimento do privado.
Cristovam explicou que a crise tem raízes no fato de os bancos emprestarem mais do que os valores que têm em depósitos. De outra parte, os tomadores ficaram sem condições de saldar suas dívidas.
- As empresas, por sua vez, querem aumentar as vendas e as pessoas, consumir cada vez mais.
O senador citou, como exemplo, a postura de que todos precisam comprar um automóvel. Ele defendeu a implantação de transporte público de qualidade em vez do aumento do número de carros nas ruas, o que causa engarrafamentos e poluição.
17/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
MARINA DEFENDE MUDANÇA DE MENTALIDADE EM RELAÇÃO AOS REXCURSOS HÍDRICOS
Cristovam sugere combinação de consumo e poupança para enfrentar a crise
Cristovam Buarque: país precisa investir em tecnologia e inovação para superar crise
Cristovam Buarque defende CPI exclusiva para a Petrobras
Crise boliviana pode prejudicar o Brasil, ressalta Cristovam Buarque
Cristovam Buarque aponta crise econômica e faz críticas ao ministro Guido Mantega