Cristovam Buarque pede que Dilma mantenha ganhos reais para professores




O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu à presidente da República, Dilma Rousseff, que não cometa o erro de mudar o cálculo do reajuste do piso salarial dos professores. A concessão de aumentos reais aos professores, segundo ele, foi negociada com o governo e já aprovada pelo Senado Federal e por três comissões da Câmara dos Deputados.

- O país não tem futuro se não melhorar o salário real do professor - sentenciou.

De acordo com o representante do Distrito Federal, o professor recebe o que for maior: ou o percentual de variação do Produto Interno Bruto (PIB) mais a inflação, em anos em que o Brasil tiver crescimento real da economia, ou o aumento do valor repassado aos estados e municípios pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O parlamentar informou que o governo de Dilma Rousseff barrou a possibilidade de reajustes acima da inflação na votação da proposta na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados. Ele informou que os salários, ao contrário, terão reajuste menor do que o custo de vida apurado no período, já que a inflação será calculada para os últimos 12 meses e os salários não são reajustados há 16 meses.

- A presidente Dilma não pode ficar como a presidente que reduziu o piso salarial para o professor - afirmou, questionando qual a razão de não dar aos professores aumentos reais, como foram dados aos senadores, deputados e outras categorias profissionais.

Segundo o senador, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação tenta que o Plenário da Câmara dos Deputados reveja a decisão da Comissão de Fiscalização e Controle. A prevalência da decisão desta comissão, para Cristovam Buarque, será "um crime contra os dois e meio milhões de professores e contra todas as crianças do Brasil".

O senador foi elogiado, em aparte, pelo colega Ricardo Ferraço (PMDB-ES).



14/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque pede solução para greve dos professores

Mário Couto protesta contra veto de Dilma a ganhos reais para aposentados

Cristovam Buarque defende prioridades para professores na devolução de Imposto de Renda

Cristovam pede apoio de Dilma contra relatório da Câmara que pode reduzir piso dos professores

Sarney elogia inclusão de política de ganhos reais para aposentados na LDO

Dieese: negociação salarial garantiu ganhos reais para 96% dos metalúrgicos em 2010