Cristovam Buarque defende prioridades para professores na devolução de Imposto de Renda



Tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propondo que os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério tenham prioridade, após os idosos, no recebimento da restituição do imposto de renda. Cristovam afirmou, ao justificar sua proposta, que é preciso criar mecanismos para beneficiar os setores que possam contribuir para a melhoria do ensino e que os professores constituem "um pilar" para a educação.

O projeto (PLS 06/09) estabelece também que "o valor da restituição do imposto de renda da pessoa física, apurado em declaração de rendimentos, será acrescido de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais, acumulada mensalmente, calculados a partir da data prevista para a entrega da declaração de rendimentos até o mês anterior ao da liberação da restituição e de um por cento no mês em que o recurso for colocado no banco à disposição do contribuinte".

Para o senador pelo Distrito Federal "não é possível melhorar a qualidade do ensino sem proporcionar melhores condições de trabalho e remuneração para os professores". Cristovam afirma que é preciso criar incentivos, "para que bons profissionais optem pela carreira de magistério".

Na opinião do senador, a proposta beneficia todo o sistema de ensino. A medida, disse Cristovam, não irá gerar custo para o Estado.

"Desse modo, estaremos estimulando a melhoria da educação no país sem gastar um único centavo dos cofres públicos", explica o senador.



09/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PODERÁ SER DE 60 DIAS

Idoso terá prioridade assegurada em lei para devolução do Imposto de Renda

Cristovam Buarque pede solução para greve dos professores

Cristovam Buarque pede que Dilma mantenha ganhos reais para professores

Heráclito critica atraso na devolução do Imposto de Renda

Projeto de Alvaro Dias antecipa devolução de imposto de renda