Cristovam cobra de Lula sanção da lei que garante acesso ao ensino médio público
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu, nesta quinta-feira (27) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que sancione a lei que obriga o poder público a oferecer ensino médio a todos os jovens brasileiros que querem estudar em escolas públicas, e não apenas o fundamental, até os 14 anos, como prevê a atual legislação. Ele ressaltou que o Senado, apesar da crise por que passa, tem aprovado medidas que contribuem para melhorar as condições de vida da população.
O senador fez as observações ao comentar o editorial "Passo a frente na educação", do jornal Correio Braziliense, que abordou o projeto de lei de sua autoria. De acordo com o editorial, destacou o senador, se não houver melhoria das condições de ensino nas salas de aula, os jovens não serão atraídos.
Cristovam defendeu ainda a instituição de quatro anos de ensino médio profissionalizante para que o jovem possa ser inserido no mercado de trabalho. Em sua avaliação, assim a educação oferecerá oportunidades iguais a todos os brasileiros, que poderão se diferenciar segundo seus talentos, a única desigualdade aceitável do ponto de vista da educação, conforme afirmou.
- Toleremos a desigualdade que vem do talento e da persistência - disse o senador.
27/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lula sanciona projeto de Cristovam que universaliza ensino médio gratuito
Sarney participa de cerimônia de sanção da lei de acesso ao ensino técnico
Cristovam defende federalização gradual do ensino médio
Pacto do ensino médio garante formação para professor
Aprovado projeto que garante a aprendizes a conclusão do ensino médio
Repetência e evasão limitam acesso ao ensino médio, destaca presidente do Inep