Cristovam comenta números de relatório sobre a educação no Brasil
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comentou nesta segunda-feira (11) os dados do relatório De Olho nas Metas 2012, divulgado na última semana pelo movimento Todos Pela Educação. O documento aponta defasagem no cumprimento de várias metas, além de desigualdade entre resultados de escolas públicas e particulares e entre as regiões do país.
- A desigualdade de um estado para o outro é terrível. O norte tem metade do nível de aprendizado do centro-sul, que já é baixo – criticou.
O relatório é produzido anualmente pelo movimento Todos Pela Educação para o acompanhamento dos indicadores de atendimento escolar à população de 4 a 17 anos, alfabetização, desempenho dos alunos no ensino fundamental e médio, conclusão dos estudos e financiamento da educação. O objetivo é monitorar metas fixadas pelo movimento.
Entre os pontos comentados pelo senador está o fato de 8% das crianças em idade escolar estarem fora da escola, o que equivale, conforme disse, a 3,8 milhões de crianças.
O senador voltou a defender sua proposta de federalização da educação de base no Brasil. Para ele, as crianças brasileiras deveriam ter a mesma qualidade da educação em qualquer parte do país, independentemente do município em que nasceram.
- Não há como ter uma educação em todo o país nas mãos dos pobres coitados prefeitos do Brasil - disse o senador.
Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) relatou avanços obtidos nos últimos anos de governo. Já o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) pediu a ajuda de Cristovam para a aprovação de emenda à MP 586/12, que traz incentivos à alfabetização. A emenda, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), pretendia mudar de 8 para 6 anos a idade ideal para alfabetização nas escolas, mas foi rejeitada na Câmara dos Deputados.
Segundo Aloysio Nunes, Cristovam deveria pedir ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a tramitação rápida da MP a fim de possibilitar a aprovação da mudança com tempo para que o texto voltasse para a Câmara dos Deputados. A vigência da MP vai até 18 de abril. Cristovam aceitou a sugestão.
- Aceito essa sua tarefa. Hoje mesmo vou pedir uma audiência – afirmou.
11/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim comenta relatório da Unicef sobre educação no Brasil
Cristovam Buarque lamenta números da educação e aponta ‘apagão intelectual’
Cristovam Buarque comenta entrevista em que prêmio Nobel de Economia defende investimentos em educação
Cristovam lamenta má posição do Brasil em pesquisa sobre qualidade da educação
PARA MARIA DO CARMO, OS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL SÃO UMA TRAGÉDIA
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são 'alarmantes', alerta Rollemberg