Paim comenta relatório da Unicef sobre educação no Brasil
O senador Paulo Paim (PT-RS) comentou em Plenário, nesta segunda-feira (6), o relatório Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009, divulgado recentemente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A pesquisa revelou que, no ano de 2006, somente 53,7% das crianças e dos adolescentes brasileiros matriculados no ensino fundamental conseguiram concluir a 8ª série, sendo que na Região Norte esse número foi de apenas 28,7%. O estudo mostra ainda que na Região Nordeste apenas 44,6% dos alunos concluíram o curso fundamental; em São Paulo, porém, houve o maior número de concluintes do curso, 68,6%.
Como exemplos de resultados positivos originados de medidas tomadas pelo Ministério da Educação, de 2006 até hoje, Paim destacou a instituição de um piso nacional de salários de professores; o crescimento do número de estudantes indígenas, que aumentou 50,8% entre 2002 e 2007.
- Nenhum governo jamais lançou um olhar atento à educação e o nosso governo tem se empenhado em fazer isso. Mas é claro, que muitas mudanças ainda precisam acontecer. As disparidades que o relatório apontou infelizmente são uma realidade e precisamos alterar isso - disse.
Projetos
Paim também comemorou a aprovação recente, em comissões do Senado, de duas propostas de sua autoria. O PLS 487/03, aprovado na Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJ), veda a concessão de incentivos fiscais, financiamentos e a celebração de contratos com a administração pública por empresas que utilizem trabalho escravo - disse.
O PLS 63/03, aprovado também na CCJ, determina que o ensino de História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro.
06/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam comenta números de relatório sobre a educação no Brasil
Paim comenta combate ao câncer no Brasil
Sibá comenta livro sobre relatório da CIA
ALCÂNTARA COMENTA RELATÓRIO DA ONU SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Valdir Raupp comenta relatório da ONU sobre recursos hídricos
Lobão comenta relatório do Ministério do Meio Ambiente sobre mudanças climáticas