Lídice da Mata defende políticas públicas diferenciadas para o Nordeste
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (7), uma atuação específica, por parte do Estado que possibilite o desenvolvimento sustentável da Região Nordeste. A senadora afirmou que o Nordeste precisa passar por mudanças estruturais para que sua economia alcance um dinamismo próprio que conduza a importantes mudanças no perfil distributivo regional.
— Para que se possa ter uma dinâmica de desenvolvimento para o Nordeste, é preciso que o Estado tenha uma atuação voltada para a questão regional, numa reversão do que ocorreu nos anos de 1990 — disse.
Na avaliação de Lídice da Mata, tais mudanças estruturais precisam impactar o mercado de trabalho na região, levando ao aumento da oferta de emprego, sobretudo, nas atividades agroindustriais e da agricultura familiar.
Para que tal objetivo seja atingindo, assinalou , será necessária a instalação de novas universidades e de pólos de tecnologia na região, bem como a ampliação de investimentos em infraestrutura de transporte e energia e instalação de empresas que produzam matérias-primas importantes para o desenvolvimento industrial.
Em seu pronunciamento, Lídice da Mata comemorou a abertura, nesta terça-feira (6), em Salvador, da 1ª Conferência Macroregional. A conferência, explicou, tem o objetivo de debater e definir os princípios que irão nortear a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.
Comissão da Verdade
Em seu pronunciamento, Lídice da Mata também saudou a Comissão da Verdade por ter decidido investigar, em primeiro lugar, a morte do educador Anísio Teixeira.
07/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lídice da Mata analisa políticas públicas para o combate à pobreza no semiárido nordestino
Lídice da Mata defende diversificação da economia do Nordeste
Lídice da Mata anuncia convênios para amenizar seca no Nordeste
Lídice da Mata registra visita ao Congresso de secretárias estaduais de políticas para as mulheres
Lídice da Mata apela ao governo por auxílio para socorrer vítimas da estiagem no Nordeste
Lídice da Mata pede políticas de combate à desertificação