Cristovam defende punição para envolvidos com atos secretos



Matéria alterada às 21h14

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse em entrevista nesta segunda-feira (15) que há uma articulação no Senado para melhorar a imagem da instituição. O grupo de senadores, acrescentou, deve se reunir esta semana para "encontrar uma saída", para o que ele considera ser um estado de "desmoralização completa do Senado".

O senador pelo Distrito Federal defendeu punição para funcionários e senadores que tenham se envolvido na edição de atos secretos que, conforme noticiado pela imprensa, criaram cargos, aumentaram salários e permitiram o pagamento de horas-extras irregulares.

Segundo Cristovam, ainda não há clareza sobre quais medidas moralizadoras devem ser exigidas pelo grupo, mas é necessário apurar se os servidores que trabalharam para a edição dos atos atuaram por conta própria ou com o aval de senadores.

- Se os funcionários fizeram essas coisas sem autorização dos senadores, só tem um jeito, é a demissão. Não vejo outra coisa a fazer, e depois a polícia que cuide deles. Agora, se fizeram com aval dos senadores, aí eu acho que a gente vai ter que reconhecer que houve falta de decoro dos senadores - declarou.

Cristovam também declarou que a afirmação do presidente do Senado, José Sarney, de que não tinha conhecimento dos atos de nomeação de três parentes para cargos na Casa, pode ser classificada como um "grave reconhecimento de omissão para quem está no cargo que ele ocupa". O senador salientou, no entanto, que todos os senadores têm alguma parcela de responsabilidade sobre a crise de credibilidade por que passa o Senado.

- A opinião pública não confia na gente, é ilusão achar que algum senador está acima dos outros. Alguns são muito mais culpados, provavelmente, outros são omissos. Mas, livres de tudo hoje, não há nenhum de nós. Ou somos culpados ou somos omissos - declarou.



15/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assessoria de Cristovam informa que não há atos secretos envolvendo o senador

Heloísa pede punição rigorosa para envolvidos nas fraudes e defende orçamento impositivo

Rebelo defende punição dos atos de violência nos estádios

Senado publica norma para cancelamento de atos secretos

José Nery quer CPI para investigar atos secretos do Senado

Mesa determina sindicância para identificar responsáveis por atos secretos