José Nery quer CPI para investigar atos secretos do Senado



O senador José Nery (PSOL-PA) anunciou, em discurso nesta terça-feira (23), que vai tentar colher assinaturas de senadores para a criação de uma CPI destinada a investigar os chamados "atos administrativos secretos" do Senado. A comissão examinaria também contratos e licitações de 2005 até agora e as denúncias de irregularidades na concessão de créditos bancários consignados a servidores da Casa.

Nery entende que as medidas tomadas ou anunciadas pelo presidente do Senado, José Sarney, "são tímidas" e, por isso, só uma CPI poderia "investigar a fundo todas as denúncias". O senador disse, ainda, acreditar "que o presidente José Sarney não detém as condições para continuar dirigindo" o Senado e sugeriu que ele se afaste do cargo.

O senador sustentou que comissões de sindicância interna têm limitações em seu trabalho.

- Uma CPI pode pedir quebra de sigilos bancário, telefônico e fiscal e, por isso, tem condições de ir fundo numa investigação - justificou José Nery.

O parlamentar entende que uma CPI mostrará à sociedade que o Senado "não compactua com a impunidade daqueles que formam verdadeiras quadrilhas para roubar, achincalhar e chantagear".

- Depois da CPI, poderemos verificar se há responsabilidade direta de senadores nos atos ilícitos. Se houver, eles devem ser levados ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Depois da investigação, poderemos fazer uma ampla e profunda reforma administrativa na Casa - recomendou José Nery.



23/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery pede criação de CPI para investigar atos secretos no Senado

José Nery pede apoio a criação de CPI para investigar atos secretos

Nery quer comissão de senadores para investigar existência de atos secretos

Relatório de comissão especial recomenda abertura de sindicância para investigar atos secretos

Arthur Virgílio indaga sobre atos secretos; Heráclito diz que criou comissão para investigar

José Nery quer permitir exame de denúncias sobre atos praticados antes do exercício do mandato de senador