Cristovam defende respeito e fim do preconceito para valorizar as pessoas com deficiência
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse em discurso nesta terça-feira (11) que a valorização das pessoas com deficiência passa pelo respeito, pelo fim do preconceito e pela compensação das dificuldades geradas pelas deficiências.
- A maior demonstração é a capacidade de valorizar e compensar as deficiências que alguns de nós têm sobre outros - avaliou.
Cristovam elogiou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e sua esposa, Verônica Calheiros, por terem idealizado a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. O senador também disse que o analfabetismo, que atinge 16 milhões de brasileiros, também pode ser considerado uma deficiência.
- No mundo moderno, o analfabetismo é uma deficiência tão grande para se situar na vida, como as deficiências físicas que temos - afirmou Cristovam.
Para o senador, os brasileiros precisam se esforçar para que todas as pessoas, portadores de deficiências ou não, possam desenvolver todo seu potencial.
- Os aparelhos auditivos, os aparelhos de visão, tudo isso é importante, mas sem uma revolução na educação, que trate, inclusivamente, cada um dos portadores de deficiência, pouco vão adiantar os óculos - disse.
Na opinião de Cristovam, valorizar a educação é valorizar todas as pessoas, indiscriminadamente.
11/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma: Temos de valorizar todas as ações que removam barreiras e limites para as pessoas com deficiência
Flávio Arns destaca importância dos meio de comunicação no combate ao preconceito contra pessoas com deficiência
Paulo Davim defende criminalização do preconceito contra pessoas com doenças mentais
Mão Santa defende abono natalino para idosos e pessoas com deficiência
Walter Pinheiro defende avanço na mobilidade urbana para pessoas com deficiência
Efraim protesta contra preconceito de Graziano a respeito dos nordestinos